4 dicas de como usar WhatsApp para captar e reter clientes

Uma pergunta que recebo frequentemente: Devo usar WhatsApp para me comunicar com meus clientes?

A resposta é SIM! Gente, o mundo mudou. A velocidade da informação é muito acelerada. Não adianta você ficar preso aos métodos do passado, eles já
ficaram para trás.

Mas, sou dentistas ou médico, devo dar consulta pelo whats? Claro que não! O código de ética não permite.

E não estou falando de dar consulta, mas sim de captar clientes e se relacionar com eles.

As pessoas estão cada vez mais ansiosas por retorno rápido, minutos esperando uma resposta parecem séculos. Vimos algumas vezes a justiça determinar o bloqueio do WhatsApp no Brasil. A sensação para grande das pessoas foi de que ficaram “ilhados”, parecia que não existia outra forma de se comunicar.

 

Então, na prática, o que você pode fazer pelo seu negócio para captar e reter clientes pelo WhatsApp:

1 – Tenha uma conta WhatsApp business para o seu negócio. Se você tem um consultório ou uma clínica deixei celular corporativo com a secretária para ela responder dúvidas (não consultas) dos clientes e fazer agendamentos.

2 – Divulgue o número do seu WhatsApp no seu site e Redes Sociais.

3 – Destaque o seu WhatsApp no site (veja exemplo na imagem). Com o uso de um código as pessoas que acessam seu site podem clicar na imagem e abrir direto o aplicativo. Isso funciona muito bem – recomendo!

4 – Como já vimos os clientes novos que chegam através do seu site podem clicar no destaque do Whats e já falar com você. Isso incentiva a comunicação e a captação deles. Mas para os clientes antigos, é importante usar o whats para fidelizar. Mande aviso de consultas/reuniões, mensagem de aniversário e convites eventuais para alguma ação diferente.

O WhatsApp pode e deve ser o aliado do seu negócio!!

 

Vanessa Porciuncula

.