As novidades no #SharePOA2017

Na última sexta-feira, dia 17/03, estive no Share Talks para conferir as novidades do Marketing Digital, neste que é um dos eventos mais importantes de Social Media.

A edição de Porto Alegre contou com palestras sobre os temas mais importantes da área, tais como Facebook, insights e planejamento, pesquisa, inteligência de mercado, Imbound Marketing e Linkedin Pulse. E esses foram apenas os temas da sexta-feira!

O evento foi bastante produtivo. Uma das características do Share, desde quando se chamava “Papo de Marketeiros” sempre foi levantar questões, apresentar cenários, muito mais do que trazer soluções ou receitas de sucesso. E nesta edição não foi diferente, todos os palestrantes trataram do tema com bastante seriedade, procurando compartilhar cases relevantes para pensarmos o mercado. Um papo bem B2B, de agência para agência.

foto eden wiedeman

Imagem: Eden Wiedeman

 

O Facebook está mais forte do que nunca

Algo que não mudou, e que não é novidade, é a relevância do Facebook. Os números atualizados, contudo, surpreendem. Eden Wiedeman abriu sua palestra apresentando os seguintes dados: o Facebook tem hoje 1.8 bilhões de usuários ativos no mundo, 119 milhões no Brasil, fora os 121 milhões usando o WhatsApp. Dados que convergem para uma pesquisa amplamente divulgada recentemente, em que os entrevistados afirmam considerar o Facebook a Internet.

Em outra pesquisa, foi constatado que 76% dos entrevistados acessam o Facebook todos os dias, e 64% liga a TV na globo uma vez ao dia. Ou seja, além de ser a “Internet” o Facebook ainda pode ser considerado uma das mídias mais importantes para publicidade. Será?

Eden alertou para outra questão, como a entrega do conteúdo das páginas, que caíram um pouco mais, de 1 a 3% passou para meio por cento! Na prática isso significa que sem investimento, o conteúdo, por melhor que seja, simplesmente não vai aparecer para os fãs da página.


Pesquisa e Planejamento, porque sim!

As outras palestras, de Vinícius Ghise, Gustavo Nogueira e Pri Muniz, reiteraram a importância da pesquisa, da análise de mercado e de entender as pessoas que fazem parte do público dos nossos clientes, a fim de atingir uma comunicação mais eficiente, que seja sincera, que gere identificação, que cative o cliente, gerando resultados.

 

O bom e velho e-mail marketing

Luisa Barwinski trouxe à tona o bom e velho, já desacreditado mas ainda muito eficiente, e-mail marketing em sua nova fase: ou Imbound Marketing. Uma estratégia de comunicação útil e interessante. Em sua palestra apresentou formas de planejar o conteúdo, a entrega, de modo que valorize o trabalho da empresa e satisfaça o seu cliente para gerar relacionamento.

E, por fim, mas não menos importante: o painel sobre “conteúdo e diversidade, como fazer ‘a nossa’ parte?” que trouxe representantes diversos para tratar de inclusão na publicidade e como não ser preconceituoso mesmo “sem querer”. Um problema cada vez mais comum, principalmente nas redes sociais, em que expressões, termos e imagens podem rapidamente viralizar com efeito negativo para a empresa.

Diretamente relacionado com as palestras sobre insights, pesquisa e planejamento, a discussão demonstrou a importância de formar uma equipe multidisciplinar, com vivencias diferentes, de envolver pessoas de diferentes áreas da agência antes de fechar uma campanha.

Uma questão levantada durante o painel foi: quem se sente representado nas campanhas publicitárias? O número é baixíssimo. O que nos faz pensar se não está justamente nessa resposta o insight para fazer uma comunicação diferente e mais eficiente para os nossos clientes.
E assim foi o primeiro dia do Share Talks em Porto Alegre!

Daniela Mattos

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