E-mail marketing para Dentistas funciona?

Possuímos 10 anos de atuação no segmento e, com o passar do tempo, cada vez mais podemos
afirmar que sim, funciona! No entanto, é imprescindível tomar uma série de precauções na hora
de definir o conteúdo a ser gerado, a forma de enviá-lo e também quem o estará recebendo.
Afinal, informação relevante ser percebida como spam, é um verdadeiro tiro no pé.

Abaixo vamos falar um pouco dessa necessária responsabilidade, do uso correto da ferramenta
de comunicação, dos benefícios que ela pode alavancar para seu consultório ou clínica e de
alguns números reais do nosso dia-a-dia atingidos com clientes do segmento Odontológico.

ÉTICA vs. SPAM:
No Código de Ética de cada Conselho Regional Odontológico (CRO) são
abordadas questões de publicidade, comunicação e marketing, inclusive uma série de restrições
para a publicidade online. Por isso, é muito importante ter conhecimento para não incorrer, na
prática, no SPAM, o famoso e-mail não solicitado que aterroriza a caixa postal das pessoas, pode
gerar processos contra quem o pratica e afetar também a sua credibilidade.

Sendo assim, o e-mail marketing deve ser abordado como um cuidadoso diferencial que permite
ao Dentista estabelecer um relacionamento mais frequente e próximo de seus clientes,
fidelizando-os através da comunicação de conteúdo relevante e informativo. Mas como fazer isso
e da maneira correta?

a) FERRAMENTA DE GESTÃO DE LISTA E DISPARO DE E-MAIL MARKETING. Contratar uma
boa ferramenta que ofereça segurança no envio, atualização de lista e relatórios de
acompanhamento é fundamental.

b) ARTES COMPATÍVEIS. O conteúdo a ser enviado deve obrigatoriamente ser desenvolvido em
HTML seguindo os padrões universais para terem qualidade de visualização e não serem
reconhecidos como SPAM;

c) ASSUNTOS RELEVANTES. Gerar conteúdo de autoria própria, com informações atualizadas
que agreguem valor ao profissional receptor da mensagem, faz toda a diferença na hora de
ser reconhecido como uma fonte confiável para manter ou iniciar um relacionamento;

d) UTILIZAR MAILINGS ATUALIZADOS E PREVIAMENTE AUTORIZADOS. É importante sua
clínica ter um registro completo de seus pacientes ou pelo menos com o nome e e-mail de
prospects que entram em contato com você pelo site. Parece difícil, mas esta segmentação
pode ser feita facilmente através de um software de CRM vinculado ao seu sistema de gestão
ou pela tradicional planilha de excel.

Benefícios

No âmbito Odontológico, tanto o e-mail marketing quanto a newsletter agregam valor para os
clientes quando o seu conteúdo é relevante, possibilitando maior visibilidade ao autor ou
remetente pela qualidade percebida de sua comunicação, dentre outros fatores positivos:
VERSATILIDADE. Pode levar diversos tipos de conteúdo para seus pacientes aumentando seu
nível de conhecimento e, por conseguinte, senso de urgência e necessidade para estar em dia
com sua saúde bucal e auto-estima.

COMPARTILHAMENTO. Conteúdos relevantes e atualizados despertam o interesse de clientes e
estimulam o compartilhamento em suas redes de contatos, funcionando indiretamente como uma
“prospecção passiva” por atratividade.

VISIBILIDADE. Produzir artigos interessantes pode redundar na publicação dos materiais em
revistas especializadas, sites, etc. Culminando em maior notoriedade, essencial para conquistar
novos clientes e manter elevada a percepção de confiança que os outros têm de você dentro do
segmento.

RELACIONAMENTO. A principal porta de entrada de novos clientes para um Dentista é sempre a
recomendação. Portanto, manter um relacionamento estreito com um cliente satisfeito é um
grande passo para o mesmo indicar o profissional para outras pessoas.

CONSCIENTIZAÇÃO. A propagação de informação relevante como dicas, cuidados, tratamentos,
datas comemorativas, assuntos importantes do momento, entre outros, são vistos como uma
forma de atuação engajada com o mundo e com a sociedade.

Na prática

O email marketing e a newsletter, assim como muitas outras ações online (anúncios em redes
sociais, links patrocinados no Google, etc), têm como uma de suas finalidades trabalhar o
Branding e auxiliar na prospecção. Assim, destacando os diferenciais de sua clínica ou
tratamentos específicos através das ferramentas de comunicação adequadas e também
direcionando para o público de interesse, você estará atingindo muitas pessoas e, certamente, em
menos de um ano muitas delas se tornarão pacientes. Isso mesmo! Nós podemos afirmar isso,
pois temos cases reais de clientes assessorados por nossa Agência. E o retorno sobre o
investimento também foi excelente!

Além disso, nas ações de email marketing, de acordo com o número de views e
compartilhamentos dos leitores sobre o tema, podemos determinar para o Dentista quem eram as
pessoas mais interessadas para auxiliar em sua aproximação direta baseada no perfil de
interesse. Ou seja, passamos a ser proativos na captação de novos clientes e na fidelização dos
clientes antigos!

Enfim, tome cuidado com as comunicações que você faz através dessa ferramenta e mantenha-se
focado na geração de valor através de conteúdo relevante e prático, criando sua reputação
organicamente e monitorando a sua performance para desenvolver cada vez melhor as suas
estratégias de envio e geração de conteúdo.

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