Por que as REDES SOCIAIS são importantes na Comunicação Digital das empresas?

Hoje em dia não basta apenas ter um site para dar visibilidade para a sua empresa no mundo digital. Tornou-se indispensável para aqueles que empreendem a integração e utilização efetiva das Redes Sociais a partir de uma boa estratégia de Marketing Digital. Não é uma tarefa fácil, precisa de conhecimento e metodologia para implantação, mas vamos tentar ajudar você a entender um pouco melhor como elas funcionam. Afinal, as Redes Sociais estão incorporadas no dia-a-dia da grande maioria das pessoas e, justamente por isso, devem fazer parte da rotina da sua empresa como ferramentas que agregam valor a sua marca e ajudam na prospecção de leads e clientes.

POR ONDE COMEÇAR?
O Primeiro passo é identificar onde seu público está. Depois conhecer o que cada canal pode oferecer para atingir seu cliente ou prospect. Além disso, manter o foco é fundamental, pois são tantos canais existentes que, sem um objetivo claro e um alinhamento com o seu negócio, você estará jogando dinheiro fora ao investir em algumas Redes Sociais se não houver entrega de valor ao público. Portanto, lembre-se: você não precisa estar presente em todas, mas ter uma presença de qualidade nas redes certas.

Abaixo listamos as características dos principais canais que, de acordo com sua funcionalidade, podem ou não, se encaixar para a divulgação da sua empresa.

FACEBOOK
Se destaca pelo seu poder de alcance e por ser considerada a maior Rede Social do mundo. Além disso, é bastante utilizado para ampliar o relacionamento com clientes, captar leads (prospects) e trazer mais valor para a sua marca, através de curtidas na FanPage, comentários e compartilhamentos de publicações patrocinadas.

TWITTER
Além de ser um canal com muitos influenciadores, caracteriza-se pela troca de informações com usuários, cuja maioria se conecta via dispositivos móveis. Auxilia na ampliação do alcance da sua marca através de tópicos de assuntos diversos, do número de seguidores, da geração de tráfego e de Leads pelos tweets patrocinados. Essa rede atualmente não tem a adesão em massa da população, então é indicada para casos bem específicos. Quando o objetivo for interação imediata, tornar-se influenciador em algum nicho ou se o empreendimento tiver aderência com o público mais jovem.

LINKEDIN
É a maior Rede Social de contatos profissionais da atualidade. Ideal para gerar Leads Qualificados, pois fornece acesso a informações sobre o perfil profissional dos usuários, como: cargo, empresa (tamanho, segmento de atuação, entre outras), rotinas e experiências em cada função, certificados, escolaridade, etc. Assim, você consegue segmentar e encontrar de forma ágil o perfil desejado, sem precisar perder tempo com outros meios menos precisos.

INSTAGRAM
Originalmente, era uma Rede Social exclusivamente de fotos, na qual era possível tirar fotos com o dispositivo móvel, escolher efeitos para as imagens e compartilhar com seus seguidores. Hoje, acompanhando a tendência de consumo digital de seu público jovem, possibilita a utilização de vídeos com o mesmo objetivo, sendo muito boa para a construção de valor e humanização da marca, bem como para mostrar os bastidores (maior aproximação). Muito usado por empresas relacionadas à moda, lojas de acessórios e jóias, marketing pessoal ou de figura pública, etc.

PINTEREST
Assim como o Instagram, é também uma rede social de compartilhamento de fotos. No entanto, seu principal objetivo é servir como um quadro de inspirações ou catálogo de imagens temáticas, no qual as pessoas podem re-compartilhar para criar suas próprias coleções. Muito utilizado quando o design é um diferencial, por exemplo, por empresas de arquitetura, design de interiores, fotografia, relacionadas à arte, entre outras.

YOUTUBE
É o site mais popular em sua categoria por sua grande variedade de vídeos e facilidade na hora da publicação, constituindo-se numa rede social para as pessoas carregarem e compartilharem vídeos em formato digital, além de permitir que empresas divulguem seus trabalhos para atrair ainda mais visitantes. Bastante utilizado por produtoras de vídeos, blogueiros e marcas em geral.

Enfim, apresentadas as principais Redes Sociais com suas respectivas funções, alcances e rotinas, agora está na hora de definir quais se encaixam para a sua empresa e a frequência de atualização de cada uma. O que vai depender do seu orçamento e da expertise do parceiro para ajudá-lo na gestão, planejamento e criação de conteúdo, para você não perder o foco na sua atividade principal e ter alguém monitorando frequentemente o comportamento e os resultados obtidos para validar a sua estratégia, traçar ações futuras e justificar o retorno de seu investimento.

Carlos Meine

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