Produção e Marketing de conteúdo: alguns segredinhos

No dia 9 de agosto participei de um workshop bem legal com a jornalista Mariana Kalil e a publicitária Maíra Franz. Elas contaram um pouco sobre como constroem o relacionamento e o diálogo com seu público.

Para começar…

Mariana Kalil e Maíra Franz, quem são elas?

Mariana é escritora e jornalista, foi editora do caderno Donna (Grupo RBS). Maíra Franz é publicitária e profissional de marketing.

Elas são sócias e explicaram no evento como foi o processo para construir o site MarianaKalil.com.br, como definiram a linha de conteúdo nas redes sociais e na newsletter.

Para quem foi pensado o marianakalil.com.br?

Após a saída de Mariana do jornal a única preocupação era com o seu público “fiel”. No começo ela não sabia de que forma continuaria escrevendo para os seus seguidores do caderno Donna. Depois de alguns dias pensando a jornalista teve a ideia de criar um projeto, foi então que se reuniu com a publicitária Maíra e nasceu o portal.

O site é voltado para o dia a dia das mulheres, o que elas fazem, dicas, conselhos, moda, receitas e, o mais importante, um espaço para conversar com as outras mulheres, fazendo com que elas se identifiquem na leitura e gerando interação, com mensagens e comentários.

Linguagem e Ferramentas para atrair seguidores

Atualmente o Facebook da Mariana Kalil conta com mais de 130 mil seguidores, com o número expressivo de seguidores a linguagem teve que mudar de “gurias”, “bah, tri legal” para uma linguagem sem gírias regionais, pois o site tem acessos em São Paulo, Rio de Janeiro e nordeste.

A newsletter nasceu para fazer o papel do jornal, uma forma de as leitoras ficarem sempre atualizadas. O público recebe a coluna primeiro no seu e-mail para depois entrar no site e nas redes sociais, é a sensação de ser priorizada. Com a newsletter o público aumentou cerca de 30%.

Os temas escolhidos muitas vezes surgem através dos comentários e dúvidas que aparecem nas palestras que a publicitária e a jornalista realizam. A rotina das postagens é feita duas vezes na semana, priorizando sempre a qualidade dos temas.

Dica final…

Elas ressaltam que para obter sucesso na sua fanpage o importante é curtir e responder todos os comentários, sempre com transparência. Sabendo lidar adequadamente com a ferramenta você poderá usa o Facebook para divulgar a sua marca e conquistar os seus leitores.

Amanda Quevedo – Estagiária de jornalismo

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