Prospecção de clientes na internet em 2017: como fazer?

CONTEXTUALIZAÇÃO
Hoje a internet é um dos mais amplos mercados existentes no Brasil e no Mundo. Afinal, quem nunca consultou este ambiente para iniciar um processo de compra? Independente do produto ou serviço oferecido, os clientes estão lá.

•Somos o 3º país no mundo a passar mais tempo conectado, já sendo o dobro do tempo dedicado à televisão.

•O marketing de relacionamento entre empresas e clientes parece ter um avanço irrefreável, contando ainda com maior abrangência das redes sociais na vida digital das pessoas através de novas ferramentas disponibilizadas, por exemplo, dentro do Facebook, como: candidaturas a vagas de empregos online, compras e até jogos.

•A quantidade de smartphones no mercado continua crescendo. Só no Brasil são mais de 168 milhões de smartphones (quase 01 por habitante). Sendo que 91% do tráfego diário do Facebook acontece em dispositivos móveis.

•Estima-se que em 2017, 69% de todo o tráfego online será gasto com vídeos. Logo, não é à toa que o Facebook vem incentivando os próprios usuários a fazerem suas transmissões ao vivo, transformando a sua rede social para rivalizar cada vez mais com o Youtube.

Enfim, se os vídeos estarão com muita força em 2017, assim como grande parte da população brasileira terá um smartphone nas mãos e uma boa conexão para assisti-los, esses elementos já estão criando as condições para ações de marketing de curta duração, diretas e de comunicação simples com os usuários. Ou seja, parece ser um ótimo negócio investir em vídeos online para redes sociais, não é mesmo? Mas além do fato de eles realmente serem mais acessíveis, mais acessados, e mais inteligíveis para nutrir com mais força os relacionamentos com seus clientes e prospects, o que fica evidente é a tendência de que o crescimento do marketing digital continua sendo enorme, assim como o desafio da prospecção neste mercado.

AÇÃO
Agora que já vimos um pouco da tendência de marketing digital para 2017 e como é importante estar estruturado na Internet para colocar essas estratégias em prática, como podemos prospectar mais clientes neste mercado?

Partindo do princípio de que vender produtos ou serviços para alguém que esteja procurando por ele é bem mais fácil do que atirar no escuro, podemos afirmar que uma prospecção de clientes bem feita pode significar metade da venda.

¬Por isso, antes de sair procurando clientes a esmo, organize seu processo e suas ferramentas de relacionamento. O planejamento de vendas nesta etapa é tão importante quanto concluir uma venda, que também tem suas chances de concretização aumentadas quando você está preparado para dar continuidade ao trabalho de prospecção e divulgação de sua empresa, produto ou serviço.

Conheça o cliente
Informação é poder. Então qualifique o cliente que você quer buscar para ter mais assertividade e sucesso na captação.

Ofereça o seu produto a quem precisa
Estude o mercado e as empresas que você pretende prospectar. A internet permite fazer e direcionar ações extremamente segmentadas que, por sua vez, podem ter uma taxa de retorno maior com menor esforço de investimento.

Não misture as tarefas
Lembre-se: prospectar não é vender. Além da divulgação, o objetivo da prospecção é construir uma primeira parte do relacionamento comercial entre você e seu futuro cliente.

Utilize depoimentos imparciais
Na venda direta as indicações sempre contaram muito, portanto peça autorização de seus clientes satisfeitos para falarem a sua opinião de forma isenta e utilize no seu site, potencialize nas redes sociais, bem como valorize as opiniões/feedbacks oportunizadas por este canal.

Tempo é precioso

Tenha foco na sua comunicação, preparando conteúdos relevantes nos e-mails, e-books, landing pages, newsletters e automatize esses processos.

Defina os próximos passos
Dê follow-up e mantenha contato. Nutra o seu lead. Passar de prospecção para cliente leva tempo. O sucesso do negócio aumentará com esse contato permanente, que gera confiança e segurança.

Se você quer saber mais ou precisa de ajuda para elaborar um plano de prospecção no meio digital, estamos a sua disposição: atende@multiformaci.com.br.

.